Quem somos

PROGRAMA INTERINSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO MACROMISSIONEIRA - NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.

Coordenador Luís Fernando Gastaldo

         
         A proposta visa a otimizar a educação pública básica na região macromissioneira - Noroeste do RS – na perspectiva de efetivação social do direito universal à educação de qualidade científica e social, de reflexão sobre as práticas e formações dos profissionais, de coordenação interinstitucional, de interdisciplinaridade e de interlocução entre os profissionais das Instituições de Ensino Superior (IES's), públicas e comunitárias, e os profissionais das escolas estaduais e municipais – já está em execução, tendo sido engendrada de forma coletiva, desde março de 2011, pela Comissão Interinstitucional de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, coordenada pela Universidade Federal de Fronteira Sul, campus Cerro Largo, e composta por representantes das Universidades públicas e comunitárias, de seis Coordenadorias Regionais de Educação (CRE’s) da região, dos núcleos do CPERS-Sindicato e Secretarias Municipais de Educação da região e da    Promotoria de Justiça Regional de Educação de Santo Ângelo e Missões. A proposta assume a formação continuada de educadores/as com base na racionalidade da interlocução das múltiplas vozes, em vista à emancipação, sublinha o princípio do protagonismo dos trabalhadores em educação. 
      Espera-se que os GT’s por áreas epistêmicas e/ou temáticas sigam propagando nas unidades
escolares as ideias e propostas ali legitimadas pelo critério dos melhores argumentos. Em benefício dos cursos de licenciatura das IES’s comprometidas com o programa, a rede de GT's constitui uma fonte adicional de pesquisa pedagógica, dado que, conforme princípio normativo previamente acordado, os GT’s estão documentando as trocas de experiências e as reflexões coletivas de seus integrantes.
    Sendo seu público alvo  professores, funcionários e gestores das redes municipais e estadual de ensino. Cada uma das seis CREs envolvidas escolherão por critérios por eles pré-definidos em conformidade com os representantes das escolas. Estes professores serão responsabilizados pela formação de novos GTs. Cada um dos 66 GTs previstos poderão ser compostos por aproximadamente 50 trabalhadores em educação que comporão os GTs por área de conhecimento ou de atuação.

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